sábado, 19 de junho de 2010

O flip-flop RS

Flip-flop RS Assíncrono

Constitui-se o tipo mais simples de flip-flop, sendo que os outros circuitos seqüenciais são baseados ou formados por associações dele. Sua estrutura é simples, podendo ser construído utilizando duas portas NOR cada uma com duas entradas. Há duas entradas, denominadas R (reset, provoca o armazenamento do nível lógico zero) e S(set, provoca o armazenamento do nível lógico um), e duas saídas, Q(saída principal) e Q' (saída auxiliar).

Na figura, pode-se notar que há uma conexão entre a saída Q e a outra entrada da NOR n2 e outra conexão entre a saída Q' e a outra entrada da NOR n1. Essas conexões são chamadas de realimentações. Circuitos que possuem realimentações são denominados seqüenciais, seu comportamento depende dos valores de entrada e também do estado em que o circuito se encontra. Q


Flip-flop RS com portas NOR.


Ele armazena o valor de 1 bit (binary digit) por um tempo indeterminado, podendo apenas armazenar dois tipos de valores (um de cada vez) : o nível lógico “0” e o nível lógico “1”. Chama-se assíncrono, pois não apresenta algum tipo de sincronismo, em outras palavras, ao aplicar os sinais de comando o nível lógico é armazenado imediatamente.


Flip-flop RS Síncrono
Os circuitos síncronos são utilizados principalmente quando há um conjunto deles operando, assim para que todos mudem de estado simultaneamente deve haver um tipo de sinal de sincronismo. Então, o dispositivo tem uma entrada para esse sinal denominada de entrada de clock.

Flip-flop RS síncrono

Os sinais set e reset só atuarão no circuito se o sinal de clock estiver no nível lógico um, caso contrário as portas AND garantem nível lógico em suas saídas fazendo com que o flip-flop permaneça no mesmo estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário